"Virtuosas" vence Prêmio Netflix na Mostra Int'l. de Cinema em São Paulo
Estivemos pela primeira vez na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo,
e justamente com nosso primeiro
longa-metragem de ficção.
Não poderíamos ter saído dessa experiência mais realizadas!
Na cerimônia de encerramento da 49ª edição da Mostra, a Netflix anunciou o nosso filme "Virtuosas" como vencedor da 3ª edição do seu prêmio de aquisição, que levará o longa para mais de 190 países, traduzido para mais de 30 idiomas, colaborando assim com a difusão do cinema independente brasileiro no mundo inteiro. O Prêmio Netflix seleciona e adquire os direitos de distribuição de um filme brasileiro de ficção participante da Mostra de São Paulo que ainda não tenha sido negociado com nenhum serviço de streaming. O júri deste ano foi composto por Higia Ikeda, líder de Filmes da Netflix; Barbara Adams, líder de Licenciamento da Netflix; e Flávia Guerra, jornalista e documentarista especializada em cinema.
Equipes do filme “Virtuosas” e da Netflix comemoram o Prêmio. Crédito: Edu Tarran
"Com o Prêmio Netflix, seguimos celebrando o talento e a diversidade do cinema brasileiro, e 'Virtuosas' é um exemplo poderoso dessa vitalidade criativa. É uma alegria reconhecer produções independentes que refletem a inovação e a riqueza criativa do nosso país", afirma Barbara Adams, líder de Licenciamento da Netflix no Brasil.
Em sua fala no palco, a diretora Cíntia Domit Bittar Cíntia também lembrou da importância da regulação do streaming. “Esse prêmio demonstra o interesse das plataformas no nosso cinema e a regulação que hoje tramita no Congresso Nacional precisa ser favorável à indústria audiovisual brasileira independente", completa a diretora.
Ana Paula Mendes, produtora e produtora executiva do filme, celebra o bom momento da Novelo e a recepção que o primeiro longa-metragem da casa está recebendo: “estamos ansiosas por compartilhar ‘Virtuosas’ com todo mundo, tem sido incrível acompanhar a reação do público nas sessões dos festivais porque o filme tem despertado sensações na platéia e isso é muito bom! Trazemos à tona um tema novo e fresco que revela um lado do Brasil raramente visto nas telas, o que tem gerado uma ótima surpresa nas audiências.”
Entendemos que esse prêmio é uma conquista muito grande não só para filme, para a equipe e para a Novelo Filmes, mas para o estado de Santa Catarina como um todo. É também um recado para os nossos governantes, para que valorizem a indústria audiovisual catarinense. Esperamos que premiações como essa façam com que o poder público de Santa Catarina e de Florianópolis enxerguem o audiovisual como algo promissor, como um setor em expansão, reconhecendo nossos talentos e o nosso potencial.
Mal podemos esperar para em 2026 Virtuosas ser assistido pelo público nas telonas e nas telinhas!
SOBRE A 49ª MOSTRA DE SP
Maior e mais tradicional festival de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chegou a sua 49ª edição apresentando 373 filmes de 80 países, exibidos em 52 salas de cinema, espaços culturais e Centros Educacionais Unificados (CEUs) espalhados pela capital paulista.A Mostra 2025 também apresentou outros 83 filmes brasileiros, entre eles, o longa-metragem Virtuosas em três sessões: dias 27/10, 29/10, e dia 02/11 na programação de repescagem da Mostra SP.
AS CONQUISTAS DO FILME
Há mais conquistas além do Prêmio Netflix. O longa foi o primeiro de Santa Catarina a ser selecionado para a mostra competitiva de longas de ficção da Première Brasil do Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, em que teve sua estreia mundial, recebendo críticas positivas da imprensa especializada. Essa é a segunda vez que a empresa produtora, Novelo Filmes, e a diretora criam um marco para o estado, sendo o outro em 2011, com o primeiro curta catarinense, “Qual Queijo Você Quer?”, na principal mostra competitiva, levando o Troféu Redentor de Melhor Filme.
Ainda neste ano, o filme foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio de edital do Ministério da Cultura para integrar a delegação brasileira no Marché du Film, mercado da indústria do cinema do Festival de Cannes. Assim, participou do programa “Goes to Cannes”, uma vitrine de filmes inéditos ou em pós-produção, onde saiu vencedor entre vinte e cinco projeto de cinco países.
FINANCIAMENTO
O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual (geridos pela ANCINE e operados pelo BRDE).
PARCERIAS
“Virtuosas” foi realizado devido a parcerias consistentes que permitiram tirar o projeto do papel e, agora, levar ao público. O filme tem coprodução com a Olhar Filmes, encarregada da distribuição brasileira, em codistribuição com a Filmes do Estação. A empresa de pós-produção Cajamanga tornou-se produtora associada no processo.