Seleção oficial: “Virtuosas” na Première Brasil do Festival do Rio

Nosso VIRTUOSAS fará sua estreia na seleção oficial da Première Brasil do 27º Festival do Rio, que acontece no Rio de Janeiro entre 02 e 12 de Outubro. É a primeira vez que um longa-metragem catarinense integra a competitiva principal.

A relação entre o filme e o festival, que é uma das principais vitrines para o cinema mundial e nacional no Brasil, iniciou no Marchè du Film do Festival de Cannes deste ano, quando foi um dos cinco selecionados para compor o showcase do festival no programa Goes to Cannes, para longas-metragens de ficção em pós-produção, onde “Virtuosas” saiu vencedor e recebeu o “Goes to Cannes Award".

Com produção da Novelo Filmes e direção de Cíntia Domit Bittar, o filme é estrelado por Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção no elenco principal, e explora o universo do movimento coach conservador, expondo ideais de submissão feminina e o negacionismo. A filmagem se deu inteiramente em Florianópolis, em Agosto de 2024, e traz também entre o elenco principal as atrizes Sarah Motta e Brisa Marques. Nenê Borges e Fernando Bispo completam o elenco, que ainda conta com participação especial de Gabriel Godoy.

“Virtuosas” terá exibição em dois dias do festival e terá presença do elenco e equipe, que viajam para acompanhar o filme em sua estreia.

Exibições:
10 de Outubro, sexta-feira, às 19h15, no Estação Net Gávea
11 de Outubro, sábado, às 13h00, no Cine Odeon (seguida de debate com elenco e equipe)

O filme é realizado em coprodução com a Olhar Filmes, que também é encarregada da distribuição brasileira, e em produção associada com a Cajamanga. Virtuosas foi financiado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA. 

NOSSA HISTÓRIA COM O FESTIVAL DO RIO

Desde 2011, quando nosso primeiro curta, o “Qual Queijo Você Quer?”, venceu o prêmio de Melhor Curta-metragem e se tornou o primeiro catarinense na mostra Première Brasil, a Novelo Filmes tem construído uma relação especial com o Festival do Rio. Vieram ainda “O Tempo Que Leva” (2013), exibido Hors Concours, e “Baile” (2019), na competitiva Novos Rumos — todos dirigidos por Cíntia Domit Bittar, reafirmando a consistência criativa da produtora e diretora no cenário nacional. O festival sempre recebeu nossas obras muito bem e estamos ansiosas para mostrar “Virtuosas” nesse palco.

Anterior
Anterior

"Virtuosas" vence Prêmio Netflix na Mostra Int'l. de Cinema em São Paulo

Próximo
Próximo

Início das filmagens de “Um Dia Extraordinário”