SOBRE

O curta-metragem “Promessa em Azul e Branco” é uma adaptação do conto homônimo da escritora paraense Eneida de Moraes e foi realizado através do prêmio para curta-metragem do Edital do MINC. Produzido pela paraense ZFilmes em Coprodução com a Novelo Filmes. O filme pratica um modelo inédito entre as duas cidades, situadas fora do eixo da produção cinematográfica brasileira.

De Belém, vieram a diretora Zienhe Castro, os atores Claudio Barros e Cei Melo e a figurinista Ana Miranda – além de outros nomes que não estiveram na etapa efetiva de produção, como o roteirista Adriano Barroso e o compositor original e trilheiro Cincinato Júnior. A filmagem deu-se inteiramente na cidade de Florianópolis, em Abril de 2012, com o restante da equipe técnica sendo local, assim como a maioria do elenco. Destaque para a personagem de Eneida, que recebera esse nome em homenagem à escritora do conto que deu origem ao filme. Na trama, conhecemos duas fases da vida da menina, primeiro aos oito anos, interpretada pela atriz-mirim Isabela Caprário de Oliveira; depois aos quatorze, com a atriz Ana Paula Costa Augustinho.

Para o cenário, foram utilizadas locações reais e gentilmente cedidas, como o casarão da Fundação Cultural BADESC – que fora transformado em uma casa de família da década de 1960, o hotel SESC Cacupé e o Museu da Escola Catarinense.

A produtora Novelo Filmes foi a base técnica e logística da produção, além de englobar os serviços de montagem, correção de cor e finalização. Cabe ressaltar a importância dos apoios técnicos para a produção do filme, como a empresa Cinesupport – relativo a equipamentos de luz e maquinaria – e a produtora de áudio Onda Sonora, que cedeu o estúdio para a mixagem em 5.1. 

SINOPSE

Eneida é uma menina de oito anos que só pode vestir azul e branco até completar quinze, por causa de uma promessa feita por sua avó. No único dia em que usa vermelho, seu pai é preso pela ditadura militar e ela cresce crente de que foi culpa sua. 

EQUIPE TÉCNICA

ELENCO Isabela Caprário de Oliveira, Ana Paula Costa Augustinho, Cei Melo, Claudio Barros, Emery Maria, Rita Regina Lubaszewski, Carol Gesser, Agnes Rech Teixeira, Julia Von Hertwig, Luiza Gonzaga Brito, Chico Caprário, Lícia Brancher, Luiz Henrique Cudo, Everson Adilio Candido, Gringo Starr, Paulo Vasilescu.

DIREÇÃO Zienhe Castro
ROTEIRO Adriano Barroso
PRODUÇÃO EXECUTIVA Carol Gesser / Zienhe Castro
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Mariana Coelho
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Vanessa Gasparello
ASSISTENTE DE DIREÇÃO Cíntia Domit Bittar
CONTINUIDADE Maria Augusta Vilalba Nunes
DIREÇÃO DE ELENCO Claudio Barros
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Marx Vamerlatti
ASSISTENTE DE CÂMERA Leandro Elsner
2º ASSISTENTE DE CÂMERA Felipe Queriquelli
CHEFE DE ELÉTRICA Hercules de Jesus
ASSISTENTE DE ELÉTRICA Luiz Henrique Ferreira
TÉCNICO DE SOM Gustavo Oliveira de Souza
MICROFONISTA Rodrigo Ramos
DIREÇÃO DE ARTE Coletivo Margot
FIGURINO Ana Miranda
CONTRAREGRA Lucas de Mattos
MAQUIAGEM Gabriela Jardim Aquino
MAKING OF | STILL Lucas de Barros
EDIÇÃO DE SOM Gustavo de Souza
MONTAGEM Cíntia Domit Bittar
FINALIZAÇÃO Lucas de Barros
TRILHA SONORA ORIGINAL Cicinato Júnior
CORREÇÃO DE COR Lucas de Barros

banner_rodape_apoios_promessa.jpg