SOBRE

"O Gato" é uma produção que resultou da "I Oficina de Realização Audiovisual - Do Desenvolvimento à Produção", formatada e ministrada pela equipe Novelo.  

A oficina, realizada em parceria com o Funcine (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis), no segundo semestre de 2011, abriu inscrições para projetos de curtas-metragens. Cada projeto deveria ser representado por um trio de alunos, cada um em uma função: de produtor, diretor e roteirista. O projeto deveria compreender uma narrativa fácil de ser executada logísticamente, podendo ser realizada em apenas uma locação e com elenco reduzido. A história poderia integrar o projeto em forma de roteiro ou de argumento, com cenas e personagens.  

Ao todo, foram selecionados cinco projetos, que foram desenvolvidos em seus aspectos técnicos e criativos ao longo de dez encontros semanais, que aconteceram no espaço da Fundação Cultural Badesc, apoiadora da oficina. Ao final dos encontros, os grupos foram preparados para um pitching, sendo avaliados por profissionais representantes das empresas que iriam apoiar o filme: Cinessupport, que abraçou a ideia e se tornou coprodutora; Onda Sonora, oferecendo apoio técnico para a pós-produção de áudio e o próprio FUNCINE.  

A equipe do curta "O Gato" - Juliana Bassetti, Neca Gamarra e Christiano Scheiner - foi a vencedora do pitching e gravou o curta em Março de 2012, sob a supervisão dos ministrantes e técnicos profissionais. A Novelo, além de fornecer infraestrutura para as gravações, se responsabilizou pela pós-produção do filme, da edição à finalização - assim como a difusão do trabalho por festivais nacionais e internacionais.  

Em 2013, "O Gato" fez sua estreia no circuito, no Festival Cinemadamare, na Itália. Também foi selecionado para o Festival Internacional de Cine del Centro Histórico de Toluca, no México. 

SINOPSE

Um dia normal de trabalho para Paulo e Clara se transforma ao encontrar um gato morto dentro do escritório fechado. A partir disso, eles iniciam uma cadeia de desejos estranhos levando o enredo a um desfecho imprevisível. Afinal, o que pode desencadear os nossos impulsos mais ocultos?

 ELENCO

Paulo (André Francisco)
Clara (Gilca Rigotti)
Porteiro (Afonso Nilson de Souza)
Gato (Odorico)

EQUIPE TÉCNICA

DIREÇÃO Juliana Bassetti
ROTEIRO Christiano De Almeida Scheiner
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Cíntia Domit Bittar
PRODUÇÃO EXECUTIVA Carol Gesser
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Carol Gesser
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Neca Gamarra, Lucas Tesser de Lima e Christiano de Almeida Scheiner
SCRIPTDOCTOR Will Martins
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Marcos Vinícius D'Elboux
ASSISTÊNCIA DE CÂMERA Leandro Elsner
2º ASSISTENTE DE CÂMERA Felipe Queriquelli
ELETRICISTA Mauricio Ponce
LOGGER Lucas Barros
TÉCNICO DE SOM Gustavo de Oliveira Souza
MICROFONISTA Bruno Furtado
DIREÇÃO DE ARTE Maria Augusta Vilalba Nunes
MONTAGEM Cíntia Domit Bittar
FINALIZAÇÃO Lucas de Barros
EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM Mateus Mira Bittencourt - Onda Sonora
TRILHA SONORA ORIGINAL Hedra Rockenbach
CATERING Dama Farina
VETERINÁRIA Juliana Cardoso dos Santos
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO Christiano de Almeida Scheiner / Juliana Bassetti / Neca Gamarra 

banner_rodape_apoios_O GATO.jpg