NEM CAROÇO NEM CASCA

DOCUMENTÁRIO | 100 min | 2013
PRODUÇÃO: NOVELO FILMES
COPRODUÇÃO: ONG ME ENSINA
PRODUÇÃO ASSOCIADA: GLÓBULO
DIREÇÃO: WILL MARTINS

MELHOR FILME NACIONAL E MELHOR DOCUMENTÁRIO
36º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA - 2013 

SOBRE  

“Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas” conduz o espectador para uma viagem ao interior do Brasil. O ponto de partida é o centro da cidade de Viana – Maranhão; e o destino são seis quilombos ligados por uma única estrada.

Quilombos são comunidades formadas por escravos quando conseguiam fugir dos senhores de engenho. Criavam suas casas e suas famílias às escondidas, enquanto lutavam pela resistência de sua cultura e a busca pela liberdade.  Esses quilombos existem até hoje, e seus residentes – os quilombolas – permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência.

São seis as comunidades visitadas: Cacoal, Capoeira, Mocambo, Ipiranga, Boa Fé e Santo Inácio. A cada parada na estrada o documentário buscar revelar a sociedade quilombola atual no Maranhão. Como (sobre)vivem, suas casas, as histórias, as fofocas, a formação da sociedade. Os personagens de cada comunidade confidenciam sua história e seu cotidiano para o espectador: são líderes e membros atuantes, homens e mulheres, de jovens a anciãos, que formarão um panorama diversificado do quilombo nos dias atuais. Os temas de cada comunidade se encontram e se complementam conforme se avança o caminho.

O documentário não aborda nem o “caroço” da história da consciência negra (a resistência do quilombo nos tempos da escravidão, Ganga-Zumba e Zumbi dos Palmares) e nem um mero deslumbre imagético, a “casca”. O filme está no meio, apostando na leveza da conversa informal como dispositivo para revelar o povo e sua cultura. É através da sua terra, da relação com a sua gente, da música, da emoção genuína, que o filme leva o espectador a se aproximar dos personagens e da atual situação quilombola.

A tradição, a visão externa, a transformação, a religiosidade, o trabalho, o sustento que vem da terra, a cultura negra, o presente de um passado de escravidão, o sonho material: são visões plurais onde o espectador é passageiro e cúmplice dessa viagem. “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas” parte em busca da identidade e sobrevivência da luta e cultura negra atual, através da voz dos quilombolas.

Atualmente, na programação do Canal Brasil. 

SINOPSE

O cotidiano de seis comunidades quilombolas no interior do Maranhão, ligadas pelo mesmo passado de luta e escravidão, nas quais família, educação, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência.

FICHA TÉCNICA

PRODUZIDO POR Alex Lima, Carol Gesser e Cíntia Domit Bittar
PRODUÇÃO Novelo Filmes
COPRODUÇÃO Ong Me Ensina
PRODUÇÃO ASSOCIADA Glóbulo Célula Criativa
APOIO Uma Rosa Filmes e Prefeitura de Viana - MA
PESQUISA Raoni Rohr
ROTEIRO E DIREÇÃO Will Martins
ASSISTENTE DE DIREÇÃO Guilherme Neves
PRODUÇÃO EXECUTIVA Carol Gesser e Alex Lima
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Manu Scarpa
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Joana Grechi Krás
DIRETOR DE FOTOGRAFIA Gustavo Camarão Bordallo
CÂMERA Gustavo Camarão Bordallo e Eduardo Brantes
CÂMERA ADICIONAL Jorge Baggio
SOM DIRETO Bruno Frene
TRILHA MUSICAL Luiz Gayotto
PRODUÇÃO TRILHA MUSICAL Alfredo Bello e Luiz Gayotto
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO Cíntia Domit Bittar
MONTAGEM Alessandro Danielli
ASSISTENTE DE MONTAGEM Nina Kopko
EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM Bruno Frene e Gustavo de Souza
COLOR GRADING: Alan Porciuncula
FINALIZAÇÃO Lucas de Barros
PRODUÇÃO DE DIFUSÃO Carol Gesser
IDENTIDADE VISUAL: Glóbulo Célula Criativa
APOIO Uma Rosa Filmes e Prefeitura de Viana - MA
PATROCÍNIO Elecnor